Qui, 01 de fevereiro de 2024, 16:05

LQA
Laboratório de Química Analítica e Ambiental

O Laboratório de Química Analítica Ambiental - LQA foi criado em fevereiro de 1999, conta com professores doutores desenvolvendo atividades que impulsionam diversos projetos de pesquisa com água, sedimentos e ar. Além dos professores, o grupo possui um amplo quadro de alunos, da própria UFS, que se engajam nas pesquisas através de projetos de incentivo (PIBIC, PIBIT, PIBIX, dentre outros). Durante este período, o grupo se consolidou, adquirindo diversos equipamentos, modernizando os trabalhos e atendendo a um público bastante diferenciado, desde os alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado até empresas de importância nacional, como a Petrobrás e a Vale, que vem financiando diversas pesquisas e trabalhos técnicos. Suas ações estão voltadas para as áreas da Química Analítica e Ambiental.

Linhas de pesquisas:

1) Desenvolvimento e validação de novos métodos analíticos;

2) Métodos Óticos de análise;

3) Eletrodos modificados;

4) Fotoeletrocatálise;

5) Modelagem e simulação matemática aplicada a dados ambientais;

6) Recursos Hídricos.

Diversos projetos de iniciação científica, monografias de graduação e de pós-graduação, dissertações e teses têm sido desenvolvidos a partir dessas linhas de pesquisa.

Principais projetos desenvolvidos:

1) Opará: águas do São Francisco

Descrição: As águas do rio São Francisco geram riqueza, deslumbramento e, também, conflitos. A bacia hidrográfica do rio São Francisco que abrange uma população estimada em 11 milhões e 700 mil habitantes possui suas águas utilizadas para inúmeras atividades humanas, a saber, consumo urbano e rural, geração de energia elétrica, agricultura irrigada, indústria, mineração, navegação e lazer. Nesse contexto, se insere este projeto denominado Opará: águas do rio São Francisco que tem por objetivo impulsionar e desenvolver junto às comunidades do baixo São Francisco, em Sergipe e Alagoas, ações ligadas a sustentabilidade do uso da água, considerando, especialmente, temas que envolvam a Gestão dos Recursos Hídricos e a Segurança Hídrica. Executar-se-ão atividades de recomposição de rede de drenagem natural e da mata ciliar, gestão de bacias hidrográficas, racionalização e conscientização e uso múltiplos da água. O projeto se encontra estruturado em quatro eixos: restauração florestal, educação ambiental, monitoramento e pesquisas, e vai atuar na região semiárida dos estados de Sergipe e Alagoas, na bacia hidrográfica do São Francisco. Pretende-se restaurar áreas degradadas da caatinga, treinar de forma participativa em atividades de educação, com destaque para as oficinas de equidade de gênero e o Cine Beira Rio, monitorar qualiquantitativamente o rio São Francisco, o rio Jacaré e o riacho Mato da Onça, bem como realizar pesquisas acadêmicas. O planejamento para a sustentabilidade organizacional se baseia em uma equipe multidisciplinar formada por parceiros como a Sociedade Canoa de Tolda, Universidade Federal de Sergipe e Cooperativa Regional dos Assentados de Reforma Agrária do Sertão de Sergipe. A equipe executora desse projeto trabalhará no sentido de promover a divulgação/comunicação dos resultados do trabalho de maneira efetiva, promovendo ações que viabilizem a relação entidades participantes; área sob intervenção; interlocutores; resultados, com a intenção de promover mudanças na forma de compreensão da sustentabilidade ambiental, a partir do uso materiais de comunicação previstos na presente proposta.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1)

Integrantes: Carlos Alexandre Borges Garcia, Inajá Francisco de Sousa, Ariovaldo Antônio Tadeu Lucas, Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa, Antenor de Oliveira Aguiar Netto, Thadeu Ismerim Silva Santos.

2) Potencial de utilização de biocarvão em solos tropicais do nordeste brasileiro e seu efeito na qualidade do solo e nos estoques de carbono.

Descrição: A produção de biocarvão pode ser adaptada para pequenas propriedades rurais e sua utilização pode reduzir os problemas de degradação do solo e criar uma produção sustentável de alimentos e de biomassa para biocombustíveis, principalmente em regiões onde os solos possuem baixa fertilidade e baixa capacidade de armazenamento de água. No Brasil, a tecnologia de manejo do solo utilizando biocarvão é ainda incipiente e se restringe a alguns poucos estudos realizados em instituições de ensino superior e de pesquisa. Porém, a pressão populacional, a demanda mundial de alimentos, a redução da disponibilidade de áreas adequadas para cultivo, a redução da fertilidade dos solos, redução das reservas minerais de fertilizantes, as mudanças climáticas e a crescente produção de resíduos são fatores que incentivam a utilização de novas tecnologias como o biocarvão para melhorar a qualidade do solo e sequestrar Carbono.

Alunos envolvidos: Graduação: (2), Mestrado (1)

Integrantes: Carlos Alexandre Borges Garcia, Maria Izidória Silva Gonzaga.

3) Caracterização físico-química das águas marinhas, geológica, geoquímica e biológica dos sedimentos do talude de Sergipe e sul de Alagoas.

Descrição: O estudo é composto de três subprojetos de pesquisa nas áreas de geologia, química e biologia, e consiste em duas principais linhas de trabalho: utilização de informações que vêm sendo geradas por outros projetos da PETROBRAS ou por instituições externas e a obtenção de novos dados em campo. O Objetivo Principal do projeto é o reconhecimento das características gerais da Bacia de Sergipe e sul de Alagoas, considerando a complexidade natural do ambiente em escala regional. Para tanto, se faz necessário o levantamento de informações dos diferentes habitats e feições sedimentares da plataforma continental e do talude, de forma a auxiliar o entendimento da dinâmica dessa bacia sedimentar e, consequentemente, viabilizar o planejamento e a gestão ambiental da área.

Alunos envolvidos: Graduação: (54) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4)

Integrantes: Carlos Alexandre Borges Garcia, José do Patrocínio Hora Alves, Helenice Leite Garcia, Carmen Regina Parisotto Guimarães, Marcelo da Rosa Alexandre, Maria de Lara Palmeira de Macedo Arguelho, Elisangela de Andrade Passos, Maria Eulália Rocha Carneiro, Luiz Carlos da Silveira Fontes, João Baptista Severo Júnior, Fabiana Silva Vieira.

4) Monitorização hídrica, atmosférica, de solo, de matéria orgânica e húmus, além das de caracterização de lama, produto/subproduto, de óleos/graxas e de efluentes sanitários nas áreas internas e de influência da Unidade Operacional Taquari Vassouras - UOTV.

Descrição: Proposta de prestação de serviços de coleta, preservação, análises físico-químicas e bacteriológicas, emissão de relatório técnico e estatístico e boletim dos resultados das amostras de monitorização hídrica, atmosférica, de solo, de matéria orgânica e húmus, além das de caracterização de lama, produto/subproduto, de óleos/graxas e de efluentes sanitários nas áreas internas e de influência da Unidade Operacional Taquari Vassouras - UOTV, da Vale Potássio Nordeste S.A - VPN.

Alunos envolvidos: Graduação: (4), Mestrado (1)

5) INCT de Energia e Ambiente

Descrição: O INCT de Energia e Ambiente é uma rede nacional de grupos de pesquisa, formada para estudar, de forma concertada, a preparação de biocombustíveis, associada à valorização dos co-produtos; a formulação e certificação de combustíveis e de misturas de combustíveis fósseis e biocombustíveis; a combustão em motores estacionários e em dinamômetro de rolos e o impacto dos gases e material particulado (em escala micrométrica e nanométrica) emitidos na atmosfera de centros urbanos brasileiros.

Integrantes: Carlos Alexandre Borges Garcia, Haroldo Silveira Dorea, Jailson Bittencourt de Andrade, Marcelo da Rosa Alexandre.


Notícias UFS