O Laboratório de Análises Cromatográficas – LAC iniciou suas atividades em janeiro de 2018 através da adequação do espaço físico e equipamentos de laboratório. Entre seus objetivos principais a produção e caracterização de biocombustíveis (biodiesel e bio-óleo) por cromatografia tem como seu maior pilar de trabalho. Embora o grupo de pesquisa tenha sido alocado neste espaço recentemente, já possui experiência a mais de 20 anos na área de biocombustíveis, oleoquímica e análise de amostras complexas por cromatografia. Nos últimos anos teve como produção patentes, artigos científicos em periódicos de renome internacional, capítulos de livro, o que foi responsável por ganhar prêmios na área em que atua e se consolidar através dos incentivos de órgão de fomento além de trabalhos com parceria entre universidades Nacionais e Internacionais, e empresas.
Em relação aos projetos desenvolvidos, temos:
1) Produção de Bioplástico a partir de resíduos agroindustriais do Nordeste
O projeto - iniciado no Ensino Médio - tem como orientadora a Professora Doutora Lisiane dos Santos Freitas e orientado o aluno de graduação em Química (Licenciatura) Carlos Fernando de Souza Santos. O projeto tem como objetivo a produção de um plástico biodegradável obtido a partir de resíduos de cana-de-açúcar e mangaba De ponto de partida, o projeto foi desenvolvido a nível de Ensino Médio em escolas públicas do estado de Sergipe em um projeto denominado "Meninas na Ciência" também orientado pela Professora Doutora Lisiane dos Santos Freitas. Devido ao caráter inovador do plano de trabalho, o projeto foi levado à Universidade Federal de Sergipe, a fim de dar prosseguimento no avanço tecnológico, coerente com o tipo de projeto.
2) INCT - Energia e Ambiente
Descrição: O INCT de Energia e Ambiente é uma rede nacional de grupos de pesquisa, formada para estudar, de forma concertada, a preparação de biocombustíveis, associada à valorização dos co-produtos; a formulação e certificação de combustíveis e de misturas de combustíveis fósseis e biocombustíveis; a combustão em motores estacionários e em dinamômetro de rolos e o impacto dos gases e material particulado (em escala micrométrica e nanométrica) emitidos na atmosfera de centros urbanos brasileiros
3) Chamada de Projetos Mec/Mcti/Capes/Cnpq/Faps - Bolsa Pesquisador Visitante
Especial - Pve 2014
Descrição: Projeto de colaboração entre Portugal e três instituições do Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Sergipe e Universidade Tiradentes.
4) Aproveitamento sustentável de biomassas residuais para obtenção de biocombustíveis de segunda geração
Descrição: O Projeto de Cooperação Acadêmica entre o Programa de Pós Graduação de Química da Universidade Federal de Sergipe (Instituição proponente),o Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá ? UEM e o Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade de Brasília - UNB, busca o intercâmbio na área de tecnologia e pesquisa envolvendo o aproveitamento sustentável de biomassas residuais para obtenção de biocombustíveis de segunda geração.
5) Pré-tratamento da Biomassa: Um sistema inteligente para a obtenção de produtos de pirólise
Descrição: Projeto de pesquisa com o objetivo de melhorar a produção de bio-óleo através do pré-tratamento da biomassa.
6) Resíduos Agroindustriais da Região Nordeste: uma alternativa para processos termoquímicos
Descrição: Projeto de aproveitamento de resíduos agroindustriais para pirólise.
7) Extração e Purificação de biomoléculas
Descrição: Este projeto visa desenvolver diferentes tecnologias de extração e purificação de biomoléculas como enzimas e compostos fenólicos, comparando-as com metodologias convencionais. O trabalho é multi-institucional com participação de pesquisadores da UNIT, ITP, UFS, UFBA, UNICAMP e Universidade de Aveiro.
8) Energia e Meio Ambiente: Um Estímulo para a inserção de meninas, jovens e adolescentes nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias
Descrição: Projeto Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. O projeto visa a formação de uma rede entre instituições de ensino superior (UFS e UNIT), ensino tecnológico (IFS-Glória) e ensino médio do país que possibilite estimular e fortalecer a formação de meninas e mulheres para ingressar nas áreas de química, física e engenharias.