Qui, 01 de fevereiro de 2024, 12:37

Regras e Normas
Regras para utilização dos Laboratórios Multiusuários em Meio Ambiente, Petróleo e Energia (CLM-MAPE)

Aqui você acessa as Regras de uso de todas as instrumentações lotadas no de Laboratórios Multiusuários em Meio Ambiente, Petróleo e Energia (CLM-MAPE):

  • Os equipamentos dos laboratórios multiusuários estarão disponíveis aos pesquisadores da UFS e de outras instituições através do sistema de reserva. Todos os pesquisadores da UFS e demais instituições, podem se tornar usuário do CLM-MAPE, para tanto, deve aceitar as normas descritas no presente documento e as normas específicas de cada equipamento e laboratório.
  • Ao utilizar a infraestrutura do CLM-MAPE, o usuário ou seu orientador se comprometem em contribuir para sua manutenção e a expansão de sua infraestrutura física e instrumental. Tal contribuição poderá ser efetivada através de apoio formal aos projetos submetidos para obtenção de recursos financeiros, pagamento de peças, serviços ou materiais de consumo necessários para o funcionamento do laboratório, conforme definido pela Comissão Gestora do CLM-MAPE.
  • O agendamento deverá ser realizado sempre em nome do usuário. Para tanto, usuário deverá acessar o link https https://clmape.ufs.br/ e confirmar a disponibilidade do equipamento a ser utilizado. Em seguida deverá preencher um formulário no item “Acesso a Infraestrutura” 72 horas de antecedência, e solicitar o agendamento informando nos campos as informações e a instrumentação que se deseja agendar. O usuário só poderá usar o equipamento após ter recebido um email de confirmação do agendamento e observando as normas de uso específicas para cada equipamento disponibilizadas no site. Lembrando que, para realizar o agendamento o usuário deverá estar habilitado para operar a instrumentação requerida.
  • A autorização para a reserva dos equipamentos do CLM-MAPE só será permitida ao usuário que tenham treinamento específico no uso do referido equipamento.
  • O treinamento, quando for o caso, será ministrado pelo técnico ou professor responsável pelo equipamento. O mesmo irá informar a equipe de coordenadores CLM-MAPE que o referido usuário está devidamente capacitado para o manuseio do equipamento. E então o usuário será cadastrado e poderá realizar o agendamento.
  • Em situações em que o usuário não manifeste interesse em realizar o treinamento, as análises poderão ser realizadas pelos técnicos responsáveis pelos equipamentos. Para tanto, o usuário deverá preencher corretamente o formulário de solicitação especifico para cada equipamento disponibilizado no site.
  • O usuário se responsabilizará pelo bom uso do equipamento durante o seu tempo de operação. Qualquer problema eventual que surgir durante esse período deverá ser comunicado imediatamente ao técnico responsável, professor ou a equipe de coordenadores do CLM-MAPE.
  • A reserva só poderá ser realizada pelo período máximo de 24 horas, as quais podem ser consecutivas ou não. O usuário só poderá efetuar uma nova reserva após o uso de todo o seu tempo reservado.
  • Cada pesquisador poderá efetuar apenas duas reservas por semana para cada equipamento disponível no CLM-MAPE. Porém, caso haja disponibilidade o referido número poderá ser reavaliado pela equipe de coordenadores.
  • O tempo total de uso poderá ser em módulos, ou contínuo.
  • Em casos especiais, o usuário poderá solicitar mais tempo que o permitido e esta solicitação será avaliada pela equipe de coordenadores do CLM-MAPE, a qual definirá o dia e horário de forma a não comprometer o trabalho dos demais usuários.
  • Uma vez por semana os equipamentos poderão ser reservados para efetuar medidas de usuários externos ou internos que não estejam habilitados a manusear o equipamento, por um turno de 2 ou 6 horas, a depender da quantidade de medidas. Essas medidas serão realizadas pelo técnico responsável, mediante a entrega do formulário devidamente preenchido.
  • Periodicamente, ou toda vez que se fizer necessário, os equipamentos poderão ser reservados para manutenções preventivas. E os usuários serão comunicados previamente por correio eletrônico ou através do site.
  • Os pesquisadores que utilizarem a infraestrutura do CLM-MAPE deverão sempre que solicitado, informar todas as produções científicas associados aos equipamentos CLM-MAPE, permitindo que o comitê gestor preste contas dos recursos investidos e possa pleitear novos investimentos.
  • Todas as comunicações científicas feitas por usuários do CLM-MAPE utilizando dados gerados pela infraestrutura usada, devem mencionar nos AGRADECIMENTOS:
  • .... to CLM-MAPE (Multi-User Laboratory Condominium in Environment, Oil and Energy) from Federal University of Sergipe for the analysis support
  • .... ao CLM-MAPE (Condomínio de Laboratórios Multiusuários em Meio Ambiente, Petróleo e Energia) da Universidade Federal de Sergipe pelo suporte nas análises
  • .... ao CLM-MAPE (Condomínio de Laboratórios Multiusuários em Meio Ambiente, Petróleo e Energia) da Universidade Federal de Sergipe por disponibilizar a infraestrutura analítica.
  • Os casos não previstos nestas regras serão decidas pelo comitê gestor do CLM-MAPE.
  • Em casos de dúvidas, procurar a coordenação do CLM-MAPE.

Atualizado em: Qui, 01 de fevereiro de 2024, 13:38
Notícias UFS