Laboratório de Tecnologia Ambiental - LATAM, localizado na sala 03 do bloco D do Prédio do Núcleo de Competência em Petróleo e Gás-NUPEG, no Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe-UFS, foi oficialmente inaugurado como laboratório pertencente ao Departamento de Engenharia Ambiental - DEAM em 2018, sob a coordenação do Prof. Dr. Jefferson Arlen Freitas atendendo aos alunos de cursos de graduação e pós-graduação da UFS, na área de Tratamento de Águas e Efluentes.
O Laboratório tem como objetivos desenvolver e fornecer suporte ao ensino, a pesquisa e na prestação de serviços à indústria no tratamento de águas e efluentes, visando a atender às legislações vigentes.
Serviços prestados:
● Solução no Tratamento de Águas e Efluentes;
● Consultoria e Perícia Ambiental
● Cursos de Capacitação na Área Ambiental
Projetos Desenvolvidos:
1) Aplicação de Técnicas Eletroquímicas no Tratamento de Efluentes da Produção de Suco de Goiaba.
Projeto de mestrado desenvolvido no Programa de Pós- Graduação de Engenharia e Ciências Ambientais. Tem como objetivo tratar efluentes gerados na produção de suco de goiaba utilizando processos eletroquímicos.
2) Otimização Multivariada dos Processos de Eletroflotação e Eletrocoagulação para Tratamento de Efluentes Avícolas
Projeto de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Ciências Ambientais. Tem como objetivo otimizar parâmetros da eletroflotação e eletrocoagulação no tratamento de efluentes avícolas.
3) Eletrocoagulação combinada com tratamento em estação descentralizada modelo fossa verde aplicados a efluente doméstico
Projeto de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Ciências Ambientais. Tem como objetivo combinar processo biológico e eletrocoagulação para o tratamento de efluentes domésticos.
4) Estudo Comparativo no Tratamento de Efluentes Domésticos e Industriais com Reatores Anaeróbicos com e sem a utilização de Microorganismo Eficazes
Projeto de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Ciências Ambientais. Tem como objetivo empregar os microorganismos eficazes no tratamento de efluentes domésticos e industriais.
5) Processo de Peroxidação Assistida pela Irradiação UV para a Degradação de Estrogênios Presentes em Diferentes Matrizes Aquosas
Projeto de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Ciências Ambientais. Tem objetivo utilizar as técnicas oxidativas avançadas para o tratamento de efluentes com contaminantes emergentes.
6) Estudo Teórico Comparativo do Desempenho do Processo UV/H2O2 em Batelada
Projeto de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Ciências Ambientais. Tem objetivo utilizar as técnicas oxidativas avançadas para o tratamento de efluentes.
7) ESTUDO DA DEGRADAÇÃO DO HORMÔNIO 17α-ETINILESTRADIOL PELO PROCESSO H2O2/UV-C
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental. Teve como objetivo estudar as condições ótimas de degradação do composto alvo 17α-etinilestradiol presente em água destilada através da técnica oxidativa avançada H2O2/UV-C (λ = 254 nm).
8) AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DO HORMÔNIO 17 a- ETINILESTRADIOL PRESENTE EM EFLUENTE PROVENIENTE DE UMA ETE VIA PROCESSO UV/H O2 2
Projeto de pesquisa (PIBIC) desenvolvido no Departamento de Engenharia Ambiental. Teve como objetivo determinar a condição ótima do processo de peroxidação assistida pela irradiação UV na degradação do hormônio 17a-etinilestradiol presente em amostra de efluente oriunda de uma estação de tratamento de esgoto na cidade de Aracaju - SE.
Prestação de Serviços:
1) Tratabilidade do Efluente do Processo de Desmineralização da Unigel. (LATAM/SergipeTec)
A prestação de serviço realizada pelo LATAM/Sergipetec à Unigel, teve como objetivo a tratabilidade dos efluentes do processo de desmineralização de água da Fábrica de Fertilizante Nitrogenados.